RTE

RTE Akustik + Prüftechnik GmbH (Pfinstal – Alemanha)

Sistemas de ensaio por Ressonância Acústica; Medição de Frequência Própria; Controle funcional através do estudo do Ruído, Ensaio da estrutura, trincas e descontinuidades internas em materiais; Determinação do grau de nodularização de peças fundidas; Controle de Processo por meio acústico; Pesquisa e análise de parâmetros através da técnica acústica.

O LINCE (Lynx lynx) é o maior predador felino da Europa. Sua elegância e velocidade são fascinantes. Com sua aguçada acuidade auditiva e visual, nada escapa à sua vigilância.

O lince representa nosso trabalho – qualidade na performance e habilidade de detectar qualquer defeito quando presente.

Produto

Um novo END: Ressonância Acústica, o som que revela qualidade.

O QUE É?

Sistemas de ensaio por Ressonância Acústica; Medição de Frequência Própria; Controle funcional através do estudo do Ruído, Ensaio da estrutura, trincas e descontinuidades internas em materiais; Determinação do grau de nodularização de peças fundidas; Controle de Processo por meio acústico; Pesquisa e análise de parâmetros através da técnica acústica.

A inspeção de materiais em linha de produção permite ser feita por via acústica. Componentes defeituosos não devem chegar até a estação de montagem dos equipamentos - sem exceção!

Peças que emitem um som depois de serem percutidas mecanicamente, têm suas características verificadas por Ressonância Acústica, na análise do espectro sonoro tanto na região audível, mas principalmente na região inaudível ao ouvido humano.

Este tipo de ensaio tem a vantagem de proporcionar uma automatização menos onerosa do que outros métodos de ensaio (ultrassom, correntes parasitas, Raios x, líquido penetrante, etc.).

Contrariamente aos ensaios tradicionais, a ressonância acústica baseia-se em propriedades mecânicas diretas e não em efeitos colaterais, tais como a reflexão de ondas ultrassônicas, na utilização de produtos químicos, de filmes ou de captação de variações magnéticas de efeitos proporcionados pela existência de descontinuidades – como trincas, vazios, segregações ou variações na estrutura metalúrgica de dureza ou composição química dos materiais em questão.

A ressonância acústica analisa diretamente o som corporal da peça como um todo; não através de subterfúgios tecnológicos: bateu, emitiu seu som corporal e este é instantaneamente analisado em todas suas frequências e ressonâncias por um programa de PC. O resultado é imediato, não depende da avaliação subjetiva de um inspetor ou operador, além de propiciar total documentação de cada evento individual de ensaio.

Ressonância Acústica destina-se ao ensaio de grandes séries de peças idênticas, isto é, 100% de ensaio em linha de produção.

Como funciona?

O som revela a qualidade - RTE

Veja os vídeos abaixo e entenda melhor o assunto:

“Ensaio de peças sinterizadas”
“Ensaio de barra de direção”

EXEMPLOS DE APLICAÇÃO

  • Controle de Trincas e Estrutura (detecta trincas, vazios, rechupes e segregações; alterações estruturais como, por exemplo, o grau de nodularização);
  • Determinação e análise da Frequência Própria da peça (exemplo: chiado nos freios automotivos);
  • Controle de Ruído e Ensaio de Funcionabilidade (medição e controle do ruído; parâmetros funcionais como rotação, momento de torção, consumo de energia, etc.);
  • Controle de Processo por meio Acústico (controle de processo de montagem, processo de usinagem e acabamento, processo de enchimento, controle operacional sequencial);

O que é RTE depois de 25 anos no mercado?

Acesse o Canal do RTE no Youtube e saiba mais